Educação de Qualidade

Meta 14

Eixo Desenvolvimento Humano

Atingir IDEB de 5,8 nos anos finais do Ensino Fundamental

IDEB dos anos finais do EF, da rede municipal.

Projeção da meta

2017 - 2018
4,8
2019 - 2020
5,8

Informações adicionais

A divulgação do Ideb 2017 pelo INEP/MEC ocorrerá apenas no segundo semestre de 2018, mas a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo continua implementando ações que promovem a aprendizagem com equidade a todos os estudantes do ensino fundamental.No 1º semestre de 2018, iniciou-se a implementação do Currículo da Cidade, alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que foi lançado no fim de 2017. Como primeiro passo, além da publicação dos documentos curriculares, todas as Unidades Educacionais de ensino fundamental receberam cadernos de Orientações Didáticas - para coordenadores pedagógicos e para cada componente curricular -, com o objetivo de subsidiar o trabalho pedagógico para a implementação do Currículo. Também foram produzidos e entregues a todos os estudantes do ensino fundamental os Cadernos da Cidade - Saberes & Aprendizagens dos componentes curriculares Língua Portuguesa, Matemática e Ciências, que, de forma complementar ao material didático já recebido por meio do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), apresentam sequências de atividades, em consonância com o previsto no Currículo. Também foi disponibilizada uma versão digital (hospedada no Sistema de Gestão Pedagógica - SGP) dos Cadernos da Cidade dos professores, que apresenta orientações para o desenvolvimento das sequências de atividades e sugestões para o trabalho em sala de aula.Todas as publicações também podem ser visualizadas em formato digital no portal da SME: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Main/Page/PortalSMESP/Publicacoes-Institucionais.Na área de alfabetização, especificamente, deu-se continuidade às formações no âmbito do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), iniciadas no 2º semestre de 2017, com mais de 4 mil profissionais formados. A formação dos professores de recuperação paralela também continuou sendo realizada, tanto diretamente pela SME quanto pelas Diretorias Regionais de Educação. Paralelamente, iniciou-se a formação de professores de todas as escolas de ensino fundamental, de todos os componentes curriculares, que serão, junto aos Coordenadores Pedagógicos, multiplicadores dos conhecimentos para a implementação curricular.O acompanhamento da aprendizagem dos estudantes nessa etapa pelas unidades educacionais, Diretorias Regionais de Educação e pela própria SME também é subsidiado pelas avaliações externas aplicadas ao longo do ano - Avaliação Diagnóstica, Avaliação Semestral, Provinha São Paulo e Prova São Paulo - como parte do Sistema de Avaliação Escolar dos Estudantes da Rede Municipal de Ensino.Entre as demais ações realizadas pela SME para a melhoria da aprendizagem e do fluxo escolar, destacam-se: o acompanhamento intensivo das Unidades Educacionais com o desempenho mais baixo nas avaliações externas e pior fluxo escolar; a ampliação da cobertura do quadro de estagiários Parceiros da Aprendizagem para apoio aos professores do 1º ano do ensino fundamental; e o aprimoramento dos serviços e apoios aos alunos com deficiência (TGD e altas habilidades).Mais detalhes sobre as ações realizadas podem ser visualizados nos projetos estratégicos relacionados a essa meta: 20 - Alfabetização, 21 - Apoio Pedagógico, 22 - Avaliação Externa, 23 - Currículo da Cidade e 24 - Acesso e Permanência e 25 - São Paulo Educadora.Os resultados do Ideb serão publicizados nessa plataforma assim que forem divulgados pelo INEP/MEC.