O que é?

A cada novo mandato, conforme estabelece a Emenda Nº 30 da Lei Orgânica do Município (LOM), o(a) prefeito(a) de São Paulo tem a obrigatoriedade de apresentar um plano descrevendo as metas que serão implementadas durante seu governo. Essas metas abrangem temas diversos que vão do meio ambiente à educação, passando por toda as outras pastas e temas, e incluem projetos dirigidos a todas as regiões da cidade.

A lei 15.764 de Maio de 2013 criou os Conselhos Participativos. Estes conselhos tem por atribuição, dentre outros temas, monitorar no âmbito de seu território a execução orçamentária, a evolução dos Indicadores de Desempenho dos Serviços Públicos, a execução do Plano de Metas e ainda acompanhar outras ferramentas de controle social com base em seus territórios. E, foi para facilitar o monitoramento das metas e a comunicação entre a população, Conselhos Participativos e Prefeitura que o De Olho nas Metas foi criado.

É fundamental que cada vez mais pessoas conheçam o Plano de Metas e o impacto que ele poderá trazer para suas vidas. O De Olho nas Metas tem por objetivo ajudar a população a conhecer os projetos relacionados com a sua comunidade ou com temas de seu interesse, também ajuda os Conselheiros a divulgar informações, a organizar campanhas de monitoramento das metas, e a desenvolver seu trabalho de forma mais eficiente.