Acessibilidade Direitos Humanos Sustentabilidade

Projeto 23

Eixo Desenvolvimento Humano

Currículo da Cidade de São Paulo

Construir e implementar o Currículo da Cidade de São Paulo em todas as unidades educacionais da Rede Municipal de Ensino

Situação atual

A proposta da Base Nacional Comum Curricular entrará em sua última fase de discussão, coordenada pelo Conselho Nacional de Educação, no primeiro semestre de 2017. A perspectiva é que sua aprovação ocorra até o fim desse ano, o que exigirá um processo de adequação dos currículos dos sistemas de ensino do país, para todos os níveis e modalidades da educação básica. Considerando o contexto nacional e a intensa produção de materiais pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, faz-se necessária a reorganização do atual currículo que abarque as importantes contribuições discutidas pela Rede.

Resultados esperados

Alinhar o trabalho pedagógico das unidades educacionais da Rede Municipal de Ensino com a nova proposta curricular, de modo a incidir na melhoria da qualidade da educação da cidade de São Paulo.

Orçamento total

Projeção Orçamentária (2017 - 2020)

Fontes Investimento Custeio
Recursos próprios R$ 0,0 milhões R$ 15,0 milhões
Outros recursos R$ 0,0 milhões R$ 0,0 milhões
Total R$ 15.000.000,00

Execução Orçamentária

Escolha o ano para visualizar

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Fontes Investimento Custeio Total
Recursos próprios R$ 0,000 milhões R$ 5,836 milhões R$ 5,836 milhões
Outros recursos R$ 0,000 milhões R$ 0,000 milhões R$ 0,000 milhões
Total R$ 5,836 milhões

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Informações adicionais

A partir da atualização e do lançamento do Currículo da Cidade – Ensino Fundamental no fim do ano 2017, as ações planejadas e em andamento a partir de 2018 têm o objetivo de contribuir com a implementação deste Currículo em todas as Unidades Educacionais da Cidade, orientando, de fato, o trabalho na escola e, mais especificamente, as situações de ensino-aprendizagem. A implementação do Currículo está estruturada em três eixos: elaboração e disponibilização de materiais curriculares, atualização das Matrizes de Referência para Avaliação do Ensino Fundamental e oferta de formação continuada aos profissionais da Rede Municipal de Ensino.Durante o primeiro semestre de 2018 foram distribuídos os seguintes materiais curriculares, que oferecem subsídios ao trabalho dos docentes e gestores de escola, apoiando as atividades diárias com os estudantes: Cadernos da Cidade (materiais de apoio aos alunos), Cadernos da Cidade volume do professor; Orientações Didáticas do Currículo da Cidade, voltadas aos professores do Ensino Fundamental e, também, um volume de Orientações Didáticas destinado aos coordenadores pedagógicos.A partir das discussões realizadas sobre a proposta curricular, será atualizada a matriz de avaliação e, posteriormente, o banco de itens utilizado nas avaliações voltadas ao Ensino Fundamental. Busca-se, assim, que as avaliações possam captar os avanços e desafios no processo de ensino-aprendizagem com a implementação do currículo atualizado.A formação continuada dos profissionais da Rede também integra o esforço de implementação do Currículo. No início de 2018 foi publicado o Edital que orienta a oferta de cursos e eventos formativos tanto em âmbito da própria Secretaria Municipal de Educação, como das Diretorias Regionais de Educação (DREs) e das instituições credenciadas como parceiras da SME, alinhado ao novo documento curricular.

Linhas de ação

23.6
Implementar o letramento digital em todas as unidades educacionais de ensino fundamental
23.2
Publicar e difundir o Currículo da Cidade de São Paulo para todos os profissionais da Rede Municipal de Ensino e para a sociedade em geral.
23.4
Alinhar as ações de formação da Rede Municipal de Ensino ao Currículo da Cidade de São Paulo
23.5
Alinhar as avaliações externas ao Currículo da Cidade de São Paulo
23.3
Formar os supervisores, diretores e coordenadores pedagógicos da Rede Municipal de Ensino para a implementação do Currículo da Cidade de São Paulo nas unidades educacionais
23.1
Construir o Currículo da Cidade de São Paulo de forma participativa, por meio de Grupos de Trabalho, seminários e consultas à comunidade educativa e à sociedade civil.