Projeto 24
Eixo Desenvolvimento Humano
Acesso e Permanência
Desenvolver e implementar programas e ações para garantia de acesso e permanência na educação básica.
Situação atual
Apesar da obrigatoriedade do Ensino Fundamental, a cidade de São Paulo ainda possui crianças e adolescentes com idade para frequentar esse nível de ensino fora da escola, evidenciando que o desafio da universalização dessa etapa de ensino ainda não foi completamente superado, em especial nos anos finais. Dados de 2015 mostram que o abandono escolar na Rede Municipal tem-se mantido estagnado, com uma taxa de 0,7% nos anos iniciais do ensino fundamental, superior à rede estadual na Capital (0,4%) e às escolas públicas do estado (0,1%). Nos anos finais, a desvantagem da Rede Municipal de Ensino se mantém, com uma taxa ainda maior: 2,8%, frente a 2,5% na rede estadual da Capital e 1,3% nas escolas públicas paulistas.
Resultados esperados
Melhoria da frequência média e redução no número de reprovações por frequência e/ou abandono escolar na Rede Municipal de Ensino.
Orçamento total
Projeção Orçamentária (2017 - 2020)
Fontes | Investimento | Custeio | |
---|---|---|---|
Recursos próprios | R$ 0,0 milhões | R$ 0,5 milhões | |
Outros recursos | R$ 0,0 milhões | R$ 0,0 milhões | |
Total | R$ 500.000,00 |
Execução Orçamentária
Escolha o ano para visualizar
Nenhum registro encontrado para o período selecionado
Fontes | Investimento | Custeio | Total |
---|---|---|---|
Recursos próprios | R$ 0,716 milhões | R$ 0,000 milhões | R$ 0,716 milhões |
Outros recursos | R$ 0,000 milhões | R$ 0,000 milhões | R$ 0,000 milhões |
Total | R$ 0,716 milhões |
Nenhum registro encontrado para o período selecionado
Nenhum registro encontrado para o período selecionado
Nenhum registro encontrado para o período selecionado
Informações adicionais
Linhas de ação
- 24.1
- Identificar perfil dos alunos evadidos ou reprovados por frequência na Rede Municipal de Ensino
- 24.6
- Ofertar formação a equipes das DREs e educadores para o enfrentamento do abandono e outras formas de exclusão educacional
- 24.5
- Articular programas e ações de diversos órgãos municipais visando à garantia de acesso e permanência na escola
- 24.2
- Realizar a busca ativa de crianças e adolescentes fora da escola em idade de escolarização obrigatória
- 24.3
- Fortalecer mecanismos que assegurem o acompanhamento pedagógico contínuo e efetivo pelas unidades educacionais, DREs e SME
- 24.4
- Criar e implementar orientação normativa intersecretarial voltada a alunos com faltas consecutivas ou baixa frequência