Acessibilidade Direitos Humanos

Projeto 24

Eixo Desenvolvimento Humano

Acesso e Permanência

Desenvolver e implementar programas e ações para garantia de acesso e permanência na educação básica.

Situação atual

Apesar da obrigatoriedade do Ensino Fundamental, a cidade de São Paulo ainda possui crianças e adolescentes com idade para frequentar esse nível de ensino fora da escola, evidenciando que o desafio da universalização dessa etapa de ensino ainda não foi completamente superado, em especial nos anos finais. Dados de 2015 mostram que o abandono escolar na Rede Municipal tem-se mantido estagnado, com uma taxa de 0,7% nos anos iniciais do ensino fundamental, superior à rede estadual na Capital (0,4%) e às escolas públicas do estado (0,1%). Nos anos finais, a desvantagem da Rede Municipal de Ensino se mantém, com uma taxa ainda maior: 2,8%, frente a 2,5% na rede estadual da Capital e 1,3% nas escolas públicas paulistas.

Resultados esperados

Melhoria da frequência média e redução no número de reprovações por frequência e/ou abandono escolar na Rede Municipal de Ensino.

Orçamento total

Projeção Orçamentária (2017 - 2020)

Fontes Investimento Custeio
Recursos próprios R$ 0,0 milhões R$ 0,5 milhões
Outros recursos R$ 0,0 milhões R$ 0,0 milhões
Total R$ 500.000,00

Execução Orçamentária

Escolha o ano para visualizar

Nenhum registro encontrado para o período selecionado

Fontes Investimento Custeio Total
Recursos próprios R$ 0,716 milhões R$ 0,000 milhões R$ 0,716 milhões
Outros recursos R$ 0,000 milhões R$ 0,000 milhões R$ 0,000 milhões
Total R$ 0,716 milhões

Nenhum registro encontrado para o período selecionado

Nenhum registro encontrado para o período selecionado

Nenhum registro encontrado para o período selecionado

Informações adicionais

No primeiro semestre de 2018, as ações previstas no projeto Acesso e Permanência, que visa reduzir o abandono escolar na Rede Municipal de Ensino de São Paulo, foram intensificadas, tendo como público prioritário as crianças e adolescentes de 4 a 17 anos. As ações se fundamentam nos dados e informações sobre fluxo escolar, retirados do sistema Escola OnLine, e sobre clima escolar, coletados pelos questionários de fatores associados das avaliações externas, disponibilizados no primeiro trimestre de 2018. A SME permanece, de forma contínua, atualizando e aprofundando os estudos sobre essa questão, cuja primeira versão foi concluída no segundo semestre de 2017 (linha de ação 24.1), de modo a ampliar a eficácia das ações do projeto. Na linha de ação 24.3, que trata do acompanhamento pedagógico, foi iniciado, em caráter piloto, o projeto de acompanhamento multidisciplinar de estudantes em situações de alta complexidade. O trabalho é coordenado pelas equipes dos Núcleos de Apoio e Acompanhamento para Aprendizagem (NAAPAs) das Divisões Pedagógicas em cada Diretoria Regional de Educação (DRE). Nesse ano, 144 unidades educacionais, consideradas prioritárias, participarão do projeto. Ao longo do segundo semestre, 696 estudantes dessas escolas contarão com um Plano de Acompanhamento Multidisciplinar para a Escolarização (PAME), que contemplará as suas dimensões de desenvolvimento em três esferas: escolar, familiar e garantia de direitos. As ações têm como referência a matriz de saberes e os conceitos orientadores do Currículo da Cidade: Educação Integral, Equidade e Educação Inclusiva. Além disso, os NAAPAs continuam apoiando as unidades educacionais no atendimento das necessidades específicas de estudantes em contextos de abandono e vulnerabilidade e/ou atendidos por serviços de saúde mental. Esse acompanhamento é realizado por meio de itinerâncias das equipes multidisciplinares nas escolas e pela organização dos grupos de trabalho do NAAPA, que têm passado por um processo de reformulação para maior alinhamento das ações realizadas em toda a cidade. Na linha de ação 24.5, destaca-se a atuação dos Grupos de Mediação de Conflitos nas Diretorias Regionais de Educação (DREs), coordenados pela Coordenadoria dos CEUs e da Educação Integral (COCEU). Nesse semestre, foi publicada a Portaria 4.408/2018, que constitui esses grupos e inclui entre suas atribuições o fortalecimento da integração entre as escolas e a Rede de Proteção Social nos seus territórios. Paralelamente, na linha de ação 24.6, deu-se continuidade ao processo formativo das Comissões de Mediação de Conflitos das unidades educacionais, com encontros mensais em cada DRE. O indicador da linha de ação reflete o número de participantes dessas formações.

Linhas de ação

24.1
Identificar perfil dos alunos evadidos ou reprovados por frequência na Rede Municipal de Ensino
24.6
Ofertar formação a equipes das DREs e educadores para o enfrentamento do abandono e outras formas de exclusão educacional
24.5
Articular programas e ações de diversos órgãos municipais visando à garantia de acesso e permanência na escola
24.2
Realizar a busca ativa de crianças e adolescentes fora da escola em idade de escolarização obrigatória
24.3
Fortalecer mecanismos que assegurem o acompanhamento pedagógico contínuo e efetivo pelas unidades educacionais, DREs e SME
24.4
Criar e implementar orientação normativa intersecretarial voltada a alunos com faltas consecutivas ou baixa frequência