Acessibilidade Direitos Humanos

Projeto 21

Eixo Desenvolvimento Humano

Apoio Pedagógico

Fortalecer o acompanhamento e apoio pedagógico às escolas e alunos, em especial àqueles com desempenho abaixo do adequado nas avaliações internas e externas.

Situação atual

Em 2015, o município superou sua meta do IDEB para os anos iniciais do ensino fundamental, alcançando 5,8 pontos. Apesar disso, nessa etapa, 12% dos alunos não alcançaram o aprendizado suficiente em Língua Portuguesa e 16% em Matemática. Nos anos finais, houve uma leve queda no índice entre 2013 e 2015, de modo que o resultado no último ano foi 1,0 ponto inferior à meta. Nessa etapa, 18% dos alunos do 9º ano não tiveram o aprendizado suficiente em Língua Portuguesa e 31% em Matemática. Além disso, a taxa de reprovação, especialmente nos anos finais, permanece alta (7,5% em 2015) e sem apresentar tendência de queda.

Resultados esperados

Redução das desigualdades no desempenho de estudantes entre escolas e dentro de uma mesma escola, levando também à redução da distorção idade-série e do abandono escolar, garantindo a conclusão do ensino fundamental com o aprendizado esperado e na idade adequada.

Orçamento total

Projeção Orçamentária (2017 - 2020)

Fontes Investimento Custeio
Recursos próprios R$ 0,0 milhões R$ 21,3 milhões
Outros recursos R$ 0,0 milhões R$ 0,0 milhões
Total R$ 21.300.000,00

Execução Orçamentária

Escolha o ano para visualizar

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Fontes Investimento Custeio Total
Recursos próprios R$ 0,000 milhões R$ 0,134 milhões R$ 0,134 milhões
Outros recursos R$ 0,000 milhões R$ 0,000 milhões R$ 0,000 milhões
Total R$ 0,134 milhões

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Informações adicionais

As despesas do projeto 21 - Apoio Pedagógico em 2017 são compostas pela contratação de assessores para a SME e para as DREs na formação de professores de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências do Ensino Fundamental II, bem como para a formação de profissionais da Educação Especial. Além disso, as despesas incluem os custos para a criação do módulo AEE no SGP, a ser implementado nas unidades educacionais no 2º semestre de 2018 (a formação para uso pelos professores e CPs ocorreu no 1º semestre de 2018).Conforme previsto na Lei Orçamentária Anual de 2017, não houve expansão no número de profissionais no Projeto Rede ou de estagiários do quadro Aprender sem Limite, não gerando, assim, despesas adicionais na linha de ação 3, correspondente à maior parte das despesas do projeto.As ações das linhas de ação 2 e 4 são implementadas exclusivamente por profissionais da SME e das DREs, não representando, portanto, despesas diretas relacionadas ao projeto.

Linhas de ação

21.2
Ofertar formação para as equipes pedagógicas das DREs sobre organização de plano de ação e acompanhamento de aprendizagem
21.4
Promover apoio pedagógico nas unidades educacionais para garantia da aprendizagem dos alunos em contextos vulneráveis, com violações de direitos e/ou questões relacionadas a saúde mental
21.3
Ofertar atendimento educacional especializado e garantir serviços de apoio aos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades e superdotação
21.1
Ofertar formação específica permanente para os professores do Ensino Fundamental II