Meta 15
Eixo Desenvolvimento Humano
95% dos alunos com, no mínimo, nível de proficiência básico na Prova Brasil, nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental
1) % de alunos nos anos iniciais do EF, da rede municipal, com proficiência, no mínimo, no nível básico na Prova Brasil, em Língua Portuguesa; 2) % de alunos nos anos iniciais do EF, da rede municipal, com proficiência, no mínimo, no nível básico na Prova Brasil, em Matemática; 3) % de alunos nos anos finais do EF, da rede municipal, com proficiência, no mínimo, no nível básico na Prova Brasil, em Língua Portuguesa; 4) % de alunos nos anos finais do EF, da rede municipal, com proficiência, no mínimo, no nível básico na Prova Brasil, em Matemática.
Projeção da meta
- 2017 - 2018
- 1) 91% 2) 89% 3) 88% 4) 82%
- 2019 - 2020
- 1) 95% 2) 95% 3) 95% 4) 95%
Informações adicionais
A divulgação dos resultados da Prova Brasil e do Ideb de 2017 ocorrerá apenas no segundo semestre de 2018, quando serão também atualizados nesta plataforma.Para o alcance da meta, a Secretaria Municipal de Educação, além de incorporar o princípio da aprendizagem com equidade em todos os seus materiais e formações, tem implementado ações que buscam assegurar condições adequadas para a aprendizagem de todos os estudantes, com especial atenção àqueles com aprendizagem abaixo do considerado adequado, com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento (TGD) e em contextos de vulnerabilidade.Nesse sentido, as avaliações externas - Avaliação Diagnóstica, Avaliação Semestral, Prova São Paulo e Provinha São Paulo - representam ferramentas centrais para o acompanhamento das aprendizagens e, consequentemente, na identificação dos estudantes que demandam um acompanhamento mais intensivo por parte das escolas e Diretorias Regionais de Educação. Além do acompanhamento pedagógico mais intensivo a estudantes e escolas prioritárias, a SME intensificou a formação de professores de recuperação paralela, complementando a formação oferecida nas DREs com uma formação centralizada realizada na própria Secretaria Municipal de Educação, buscando maior alinhamento entre as ações realizadas em toda a cidade.No que se refere ao acompanhamento dos estudantes com quadros de deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, destaca-se a formação dos professores e coordenadores pedagógicos para a adoção do Sistema de Gestão Pedagógica (SGP) no Atendimento Educacional Especializado (AEE), o que permitirá, a partir do segundo semestre desse ano, realizar o acompanhamento sistemático da frequência e do trabalho desenvolvido com o objetivo de assegurar a eliminação de barreiras que possam dificultar a aprendizagem e a plena participação desses estudantes. O acompanhamento de estudantes em contextos vulneráveis ou atendidos por serviços de saúde mental continua sendo realizado pelas equipes do Núcleo de Apoio e Acompanhamento para Aprendizagem em todas as Diretorias Regionais de Educação, tanto pelo atendimento em itinerância nas escolas quanto pela organização de grupos de trabalho regionais, que têm passado por um processo de reformulação para maior alinhamento das ações realizadas em toda a cidade.Mais detalhes sobre as ações realizadas para o alcance dessa meta podem ser visualizados nos projetos estratégicos relacionados a essa meta: 20 - Alfabetização, 21 - Apoio Pedagógico, 22 - Avaliação Externa, 23 - Currículo da Cidade e 24 - Acesso e Permanência e 25 - São Paulo Educadora.Os resultados referentes a essa meta serão divulgados nessa plataforma tão logo sejam divulgados pelo INEP/MEC.
Os dados referentes à proficiência na Prova Brasil ainda não foram divulgados. A última aplicação desta Prova ocorreu em 2017, mas seus resultados serão publicados somente em 2018. Com o objetivo de promover equidade nas aprendizagens e garantir que todos os alunos obtenham níveis satisfatórios de aprendizado, foram previstas ações específicas em todos os projetos mencionados nas metas relacionadas ao IDEB. Além disso, os projetos Apoio Pedagógico e Acesso e Permanência foram estruturados visando cumprir esses objetivos de maneira mais direta. O primeiro contempla, entre outros aspectos, ações voltadas à expansão e melhoria do atendimento aos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. Nesse mesmo projeto, estão previstas ações de formação para os profissionais da educação voltadas à garantia da aprendizagem dos alunos em contextos de vulnerabilidade, violações de direitos e/ou questões relacionadas a saúde mental. O projeto Acesso e Permanência prevê ações para a melhoria da capacidade do acolhimento das escolas, articulação com a rede de proteção social e aprimoramento do acompanhamento da frequência escolar e do aprendizado, com especial atenção aos alunos com risco de reprovação e/ou evasão escolar.