Projeto 69
Eixo Desenvolvimento Institucional
SP 156 Canal Rápido e Direto
Modernização e simplificação do atendimento ao cidadão e da prestação de serviços públicos.
Situação atual
A Cidade de São Paulo possui mais de 700 serviços, dos quais cerca da metade estão disponíveis para solicitação de forma online (sp156.prefeitura.sp.gov. br) e por telefone (156). Também é possível solicitar 50 serviços pelo aplicativo SP156. Os demais devem ser solicitados presencialmente nos diversos órgãos e praças de atendimento, demandando tempo e recursos dos cidadãos. Além disso, existem mais de 10 números de telefone para entrar em contato com os diversos órgãos da Prefeitura, dificultando o acesso aos serviços e transferindo ao munícipe a responsabilidade de descobrir qual é o canal adequado. No que se refere à prestação dos serviços, existe uma grande disparidade entre as regiões da cidade, tendo unidades que respondem somente 25% das solicitações e outras mais de 75%. Na mesma linha, além de o tempo médio de resolução das demandas ser elevado, muitas vezes os prazos para execução do serviço não são cumpridos.
Resultados esperados
Com a implementação do projeto espera-se melhorar o atendimento ao cidadão, tornando o acesso aos serviços públicos mais simples e menos burocrático. A expansão dos serviços no Portal de Atendimento SP 156 assegurará que o munícipe economize tempo e recursos com deslocamentos físicos desnecessários. Ademais, a incorporação de 11 centrais telefônicas na Central 156, além de permitir uma redução substancial ao erário público, simplificará a vida do cidadão, uma vez que ele não precisará acessar diversos números para solicitar serviços municipais. Espera-se, também, que a consolidação do Guia de Serviços como fonte de informação contribua para maior satisfação com o atendimento público, ao permitir que o cidadão conheça de antemão os serviços e os seus requisitos. No que se refere à Prefeitura, o Guia contribuirá para melhorar a prestação dos serviços, ao definir padrões in¬ternos (ex: canais de solicitação, prazos, custos etc.). Por fim, a consolidação do Sistema Integrado de Gestão do Relacionamento com o Cidadão (SIGRC) e o redesenho de processos possibilitará melhorar a gestão interna das demandas e, consequentemente, a prestação dos serviços. Como efeito, espera-se que a melhor gestão dos processos de prestação de serviços se reverta em uma diminuição do tempo de atendimento dos principais serviços, maior cumprimento dos prazos, o que certamente tornará os cidadãos mais satisfeitos com os serviços públicos.
Orçamento total
Projeção Orçamentária (2017 - 2020)
Fontes | Investimento | Custeio | |
---|---|---|---|
Recursos próprios | R$ 0,0 milhões | R$ 296,7 milhões | |
Outros recursos | R$ 0,0 milhões | R$ 0,0 milhões | |
Total | R$ 296.700.000,00 |
Execução Orçamentária
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Fontes | Investimento | Custeio | Total |
---|---|---|---|
Recursos próprios | R$ 0,000 milhões | R$ 38,310 milhões | R$ 38,310 milhões |
Outros recursos | R$ 0,000 milhões | R$ 0,000 milhões | R$ 0,000 milhões |
Total | R$ 38,310 milhões |
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Informações adicionais
Linhas de ação
- 69.5
- Mapear e redesenhar 24 processos de serviços
- 69.9
- Monitorar e melhorar a qualidade de inserção e resposta das manifestações de usuários do SUS registradas na Ouvidoria da Saúde
- 69.2
- Expandir o número de serviços online disponíveis no Portal de Atendimento SP156
- 69.1
- Incorporar 11 centrais telefônicas à Central SP156, facilitando o acesso aos serviços públicos
- 69.6
- Lançar um aplicativo para que o servidor consiga tratar as demandas diretamente do seu celular
- 69.3
- Implantar atendimento via facebook e twitter
- 69.8
- Lançar boletins mensais com indicadores e dados para avaliar e aprimorar a performance dos órgãos municipais na execução dos serviços públicos
- 69.7
- Integrar ou absorver 10 sistemas de tecnologia da Prefeitura ao Sistema Integrado de Gestão do Relacionamento com o Cidadão (SIGRC)
- 69.4
- Lançar uma Política de Atendimento, estabelecendo padrões de qualidade no atendimento e na prestação de serviços