Meta 52
Eixo Desenvolvimento Institucional
Reduzir de 90 para 70 dias o tempo médio de atendimento dos cinco principais serviços solicitados às Prefeituras Regionais, em relação aos últimos quatro anos
Média simples do tempo médio de atendimento dos cinco serviços mais solicitados às prefeituras regionais
Projeção da meta
- 2017 - 2018
- 80 dias (-10 dias em relação a 2013-2016)
- 2019 - 2020
- 70 dias (-20 dias em relação a 2013-2016)
Informações adicionais
O valor do Tempo Médio de Atendimento (TMA) divulgado neste balanço refere-se à média simples dos TMAs dos cinco serviços que compõem a meta, considerando as solicitações recebidas e concluídas entre junho de 2014 e junho de 2018.O aumento verificado no TMA, de 170,6 para 196,4 dias é explicado pelo fato de que a Prefeitura de São Paulo intensificou no primeiro semestre deste ano esforços para a avaliação, finalização nos atendimentos de solicitações antigas que estavam sem conclusão no banco de dados e atendimento de novos protocolos do SP156. Conforme apontado no início de 2018, a redução do estoque total de solicitações registradas no SP156 vem demonstrando o resultado dessas ações, verificado na queda de 30,5% no estoque total de 641.797 solicitações em janeiro de 2017 para 445.740 em jun/2018, redução acumulada de mais de 196 mil registros no banco de dados. Considerando a Idade Média do Estoque (IME) de serviços apontados nesse indicador, observarmos, com exceção do serviço de remoção de veículo/carcaça em via pública, uma sensível diminuição do IME das solicitações pendentes no SP156 entre janeiro de 2017 e junho de 2018. Para o serviço de tapa-buraco, o IME foi de 145,6 para 100,4 dias; para avaliação e serviço em árvore em via pública de 493,8 para 289,7 dias; para remoção de entulho em via pública, de 600,9 para 70,3 dias; e, para remoção de grandes objetos em via pública (que inclui também o antigo serviço “Reclamação de não retirada de material”), de 326,3 para 177,5 dias.Busca-se com esse trabalho que, ao longo do 2º semestre de 2018, ocorra uma redução considerável tanto no TMA, como no IME dos serviços considerados nessa Meta 52.
O cálculo do Tempo Médio de Atendimento pactuado nesta Meta 52 considera as solicitações recebidas (e concluídas) nos últimos quatro anos (2014-2017).A Prefeitura de São Paulo realizou um esforço concentrado para avaliar e atender as solicitações antigas que permaneciam sem conclusão (o chamado "Estoque" registrado no SP156). Por isso, em 2017, o número de solicitações dos cidadãos(ãs) atendidas pela Prefeitura (848.746) foi superior ao número de solicitações recebidas no período (731.804). Esse aumento no número de atendimentos é reflexo de ações de forças-tarefa nos serviços de Zeladoria para avaliação e tratamento dos protocolos antigos do SP156. Dentre essas ações destaca-se o mutirão de tapa-buraco, realizado entre Setembro e Outubro/2017, e as ações de comunicação com o cidadão no serviço de avaliação e serviços em árvores em vias públicas, no mês de Dezembro. Esses esforços conjugados fizeram com que o estoque do SP 156 (total de solicitação aguardando atendimento) caísse de 641.797 em janeiro 2017 para 493.593 em dezembro de 2017.Atualmente a Prefeitura, através do sistema do SP 156, contabiliza outros indicadores de desempenho, para além do Tempo Médio de Atendimento, considerando inclusive a idade do estoque de todas as solicitações abertas e pendentes, no período considerado. Será proposta uma revisão da meta considerando esse novo cenário, a fim de que os resultados de redução de estoque se reflitam neste indicador.