projeto 10

Direitos Humanos na Cidade

Eixo Desenvolvimento SocialDesenvolvimento Humano

Implementar balcões de cidadania (pontos de Direitos Humanos) em toda a cidade.

Situação atual

A rede de acesso a direitos (promoção, informação e denúncia) é descontinuada na cidade. O Disque 100 do governo federal recebeu, em 2015, oito vezes mais denúncias ou relatos sobre violações de direitos humanos no município de São Paulo do que o balcão de atendimentos da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania. As regiões administrativas de São Paulo são extremamente díspares e, consequentemente, demandam diferentes atenções às suas vulnerabilidades.

Resultados esperados

Ampliação do acesso às informações sobre direitos humanos, celeridade nos encaminhamentos para acolhimento, agilidade para que demandas diferentes do cidadão sejam atendidas em um mesmo local, redução da desigualdade em indicadores selecionados pelo Desigualtômetro.

Orçamento

Recursos próprios Outros recursos
Investimento 0 0
Custeio 0 0

Linhas de ação

10.7
Garantir satisfação média com o serviço de atendimento de pelo menos 70%.
10.8
Implementar aplicativo para denúncias de violações de Direitos Humanos.
10.3
Realizar a formação das equipes de atendimento dos balcões de cidadania.
10.1
Desenvolver protocolos de atendimento e encaminhamento.
10.5
Implementar sistema de agendamento para uso do balcão de cidadania que permita atendimento na sua zona por uma equipe especializada.
10.6
Desenvolver e aplicar questionário de avaliação do cidadão sobre o serviço de atendimento.
10.4
Implementar balcões de cidadania nas zonas da cidade por meio de parcerias com outros órgãos de atendimento ao munícipe.
10.2
Constituir equipes para atendimento rotativo.