projeto 22

Avaliação Externa

Eixo Desenvolvimento Humano

Ampliar e fortalecer a avaliação externa de forma a subsidiar o trabalho pedagógico.

Situação atual

De 2015 a 2016, a Rede Municipal de Ensino possuía uma avaliação externa municipal, sem uso da TRI - a Prova Mais Educação. Esta avaliação não contemplava as Orientações Curriculares e Expectativas de Aprendizagens, documentos que orientam as ações curriculares da Rede. Apesar do caráter formativo desta avaliação, os resultados não foram processados a tempo de fornecer devolutivas adequadas para a Rede, a fim de haver tomada de decisões pedagógicas. Além disso, a avaliação externa de larga escala padronizada, denominada Prova São Paulo, foi interrompida de 2013 a 2016, quebrando a série histórica da coleta de dados sobre a proficiência dos alunos, o que prejudicou a tomada de decisões a respeito das intervenções a serem realizadas para o alcance do IDEB. Como importante complemento na compreensão dos resultados das avaliações externas, é necessário um programa de formação continuada sobre Avaliação Externa, para o maior número possível de atores do processo de ensino da Rede.

Resultados esperados

Resultados de avaliações externas confiáveis, completos e divulgados em tempo hábil para sua utilização como subsídio para o planejamento pedagógico das unidades educacionais, das Diretorias Regionais de Educação e da Secretaria Municipal de Educação.

Orçamento

Recursos próprios Outros recursos
Investimento 0 0
Custeio 0 0

Linhas de ação

22.4
Oferecer formação para equipes pedagógicas das DREs e equipes gestoras de todas as escolas de Ensino Fundamental sobre análise de dados de avaliações como subsídio ao planejamento pedagógico.
22.3
Aplicar anualmente a Provinha São Paulo para todos os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental.
22.2
Criar e disponibilizar a Avaliação Semestral, a partir do 3º ano, para todas as escolas de Ensino Fundamental e para a Educação de Jovens e Adultos.
22.1
Aplicar anualmente a Prova São Paulo a todos os alunos do 3º ao 9º ano do Ensino Fundamental.
22.5
Aplicar simulado ENEM para os alunos do EM ao final de cada semestre.