Sustentabilidade

Projeto 70

Eixo Desenvolvimento Institucional

Asfalto Novo

Programa de melhoria da qualidade e durabilidade das vias públicas.

Situação atual

Um dos grandes problemas relativos à qualidade e à durabilidade das vias públicas é a falta de uma programação consistente de recapeamento de vias, que leve em consideração o tempo decorrido desde a última manutenção; a qualidade dos materiais utilizados; os impactos das intervenções realizadas nas vias pelos diversos órgãos e entidades de diferentes esferas governamentais e pelas permissionárias de serviços públicos; a análise das características de fluxo de cada tipo de via; e as estruturas de drenagem superficial e calçadas existentes e sua manutenção. Essa realidade direciona o foco da manutenção de vias públicas para a operação tapa-buraco, medida corretiva, por vezes utilizada como paliativo, em locais onde seria necessária restauração do pavimento. Em médio e longo prazo, uma mudança de foco deve ser vista como solução menos custosa e com melhores resultados, aumentando a durabilidade das vias e a satisfação do cidadão com a infraestrutura da cidade.

Resultados esperados

Diminuição gradativa da demanda por tapa-buraco, melhoria das condições de manutenção das vias públicas e redução dos prazos de atendimento de solicitações relacionadas à manutenção do viário.

Orçamento total

Projeção Orçamentária (2017 - 2020)

Fontes Investimento Custeio
Recursos próprios R$ 0,0 milhões R$ 310,0 milhões
Outros recursos R$ 0,0 milhões R$ 0,0 milhões
Total R$ 310.000.000,00

Execução Orçamentária

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Fontes Investimento Custeio Total
Recursos próprios R$ 12,929 milhões R$ 0,000 milhões R$ 12,929 milhões
Outros recursos R$ 0,000 milhões R$ 0,000 milhões R$ 0,000 milhões
Total R$ 12,929 milhões

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Informações adicionais

Em 2017, a Prefeitura iniciou o Programa Asfalto Novo no final do ano, com ações de recepamento nos principais eixos/corredores de circulação da Cidade. Foram executados 15,7 km de vias recapeadas por meio de processo licitatório que teve continuidade em 2018. As parcerias produziram outros 5,75 km, totalizando 21,45 km de vias recapeadas. No orçamento inicialmente estimado, os recursos foram classificados na modalidade custeio, mas a execução efetiva está ocorrendo em rubricas de investimento. 

Linhas de ação

70.5
Disponibilizar as bases de dados das condições do pavimento do viário municipal e programação de recapeamento organizadas em formato de dados abertos no GeoSampa e Portal da Transparência.
70.1
Recapear 400 km de vias até 2020, atendendo a critérios técnicos e às prioridades definidas para cada prefeitura regional, em especial vias com circulação de transporte coletivo.
70.3
Organizar banco de dados geográfico com informações sobre as condições do pavimento do viário municipal, incluindo os serviços de tapa-buraco executados.
70.4
Publicar Programa de Recapeamento de Longo Prazo, com foco em descentralização, articulação institucional, identificação de áreas estratégicas e ações de manutenção preventiva.
70.2
Prospectar parcerias para recapeamento de 200 km de vias até 2020, atendendo a critérios técnicos e às prioridades definidas para cada prefeitura regional, em especial vias com circulação de transporte coletivo.