Cidades e comunidades sustentáveis

Meta 27

Eixo Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente

Aumentar em 7% o uso do transporte público em São Paulo até 2020

Distância média percorrida, em quilômetros e ao ano, por cada munícipe em viagens com origem e destino no município de São Paulo (por ônibus municipais ou metrô) ou com origem no município e destino na Região Metropolitana de São Paulo (no caso dos trens metropolitanos) Indicador = (passageiro*Km do Metrô) + (passageiro*km da CPTM) + (passageiro*km da SPTrans) / população do município de São Paulo Obs.: passageiro*km = ∑ (passageiro 1 * distância percorrida pelo passageiro 1 em Km, passageiro 2 * distância percorrida pelo passageiro 2 em Km, passageiro 3 * distância percorrida pelo passageiro 3 em Km, ... passageiro n * distância percorrida pelo passageiro n em Km)

Projeção da meta

2017 - 2018
2019 - 2020
7% 2.840 km

Informações adicionais

O indicador de uso do transporte público foi construído durante a fase de elaboração do Programa de Metas, no primeiro semestre de 2017. Como apresentado na ficha descritiva do indicador, ele representa o uso do transporte público por meio da distância percorrida por passageiro, obtida por meio de estimativas, no transporte público da cidade de São Paulo (seja por ônibus municipais, metrô ou trem).  O cálculo do valor base foi realizado por meio de um software amplamente utilizado para simulações de transporte em todo o mundo - o Emme. Este software possui alta confiabilidade para a realização de simulações relacionadas ao uso de diferentes modais de transporte, utilizando como base o viário disponível e os modais de transporte público. No cálculo do valor base por meio desse simulador, obteve-se o valor de 2.654 km / habitante para o ano de 2016. Este mesmo simulador foi utilizado para o cálculo das projeções para os demais anos da gestão (2018, 2019 e 2020) e para definição da meta para o ano de 2020 - aumento em 7% do uso do transporte público. O uso do dado simulado como base foi necessário para que se pudessem fazer as projeções com a mesma base de análise. Pelas simulações realizadas na época, o uso do transporte público aumentaria 1,53% no ano de 2017.Em janeiro de 2018, o valor alcançado no ano de 2017 foi calculado por meio de dados de bilhetagem (da SP Trans, do Metrô e da CPTM) e por meio de estimativas para a distância percorrida por passageiro, de acordo com a metodologia definida para o indicador. Obteve-se o valor de 2.272 km / habitante para o ano de 2017. A princípio, parece ter havido uma queda significativa do uso do transporte público na cidade (redução de 11,6% em relação ao valor publicado como base), entretanto, ao se proceder ao cálculo do indicador para ano de 2016 com base nos dados de bilhetagem, e não com base apenas nos dados simulados, obteve-se o valor de 2.346 km / habitante. Dessa forma, se a comparação for feita entre o indicador com base em bilhetagem para o ano de 2017 e o indicador com base em bilhetagem para o ano de 2016, a redução ocorrida passa a ser de 3,1%, ou seja, há uma diferença substancial na intensidade dessa redução dependendo do referencial. Entretanto, independente da análise considerada, ocorreu uma redução do uso do transporte público na cidade de São Paulo durante o ano de 2017.Como se trata de uma meta de impacto, inúmeros fatores podem ter contribuído para esse resultado. Um dos fatores a ser levantados é a questão macroeconômica do país, que se reflete na mobilidade da cidade. Conforme pesquisa da Fundação Seade, o desemprego na cidade de São Paulo passou de 16% no mês de novembro de 2016 para 16,5% no mês de novembro de 2017, um aumento de 3,1%. Com o aumento do desemprego e redução da renda, as pessoas restringem a sua mobilidade, impactando diretamente no indicador proposto. Outro fator de destaque é a não reorganização das linhas de transporte público sobre pneus, dependente da nova licitação do transporte público, que terá seus contratos assinados ao longo do ano de 2018. Com a assinatura desses contratos, melhorias ocorrerão no transporte público por ônibus municipais, o que poderá incentivar o uso deste modal nos próximos anos.