projeto 31

Centros de Cidadania

Eixo Desenvolvimento Humano

Ampliar e qualificar os Centros de Cidadania Temáticos da SMDHC - Centros de Promoção da Igualdade Racial, Centros de Cidadania LGBT, Centros de Cidadania da Mulher, Centros de Referência da Mulher específicos para o atendimento de mulheres vítimas de violência, Centro de Referência e Acolhimento ao Imigrante e Polo Cultural do Idoso.

Situação atual

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania conta atualmente com 18 equipamentos de atendimento e orientação para populações específicas, sendo 3 voltados à Promoção da Igualdade Racial, 4 Centros de Cidadania LGBT, 1 Centro de Referência e Acolhimento ao Imigrante, 1 Polo Cultural do Idoso, 5 Centros de Cidadania da Mulher e 4 Centros de Referência da Mulher específicos para o atendimento de mulheres vítimas de violência.

Resultados esperados

Garantir que populações com vulnerabilidades específicas sintam-se apoiadas pela rede de acesso a direitos humanos, gerando ampliação do número de pessoas mais informadas e confiantes de seus direitos no poder público municipal. Os equipamentos vinculados a SMDHC deverão trabalhar de forma integrada, ampliando o atendimento e a qualidade do serviço prestado ao cidadão.

Orçamento

Recursos próprios Outros recursos
Investimento 0 0
Custeio 0 0

Linhas de ação

31.4
Implementar a Casa da Mulher Brasileira após a entrega do imóvel concluído, mobiliado e devidamente regularizado pelo governo federal.
31.1
Expandir em uma unidade os Centros de Cidadania LGBT.
31.2
Formar as equipes dos centros existentes em relação a melhoria de processo de aumento de eficácia no atendimento.
31.6
Ampliar em 3 unidades os Centros de Promoção da Igualdade Racial.
31.5
Integrar o Transcidadania aos centros de Cidadania LGBT com objetivo de expandir o atendimento à população trans.
31.7
Realizar a manutenção e acompanhamento dos Centros de Cidadania de modo a garantir a qualidade do serviço prestado.
31.3
Divulgar trabalho dos centros com a comunidade ao seu redor por meio de oficinas temáticas e materiais de comunicação.