Meta 26
Eixo Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente
Aumentar em 10% a participação dos modos ativos de deslocamento (de bicicleta, a pé e outros modos ativos), até 2020
Participação, em termos percentuais, da soma dos modos de deslocamento não motorizados (a pé, bicicleta, outros não motorizados, skate) – a chamada mobilidade ativa - em relação ao total dos deslocamentos realizados na cidade de São Paulo. Considerando, ainda, a totalização das etapas percorridas. Para aferição da meta, será considerado o percentual aferido na pesquisa, em relação ao valor de base, acrescido de 2,5% pontos percentuais, referentes à margem de erro da pesquisa.
Projeção da meta
- 2017 - 2018
- 39% +2,46% no biênio
- 2019 - 2020
- 42,69% +3,69% no biênio
Informações adicionais
O objetivo da Prefeitura de São Paulo, no que tange à política de mobilidade e transportes, é promover uma mudança na forma como a população paulistana pensa a mobilidade urbana. É necessário que os transportes individuais e motorizados deixem de ser priorizados e sejam gradativamente substituídos pelo uso combinado de diferentes modais de transporte público (ônibus e transporte sobre trilhos) e que este uso esteja associado a modos ativos de deslocamento (a pé, por bicicleta ou por outros modos ativos) para os trechos iniciais ou finais de deslocamento. A presente meta, juntamente com a meta de aumento do uso do transporte público (Meta 27), traduzem esses objetivos. A primeira pesquisa conduzida com o objetivo de investigar a participação da mobilidade ativa (a pé, por bicicleta e por outros modos ativos) em relação aos demais modais de transporte foi realizada em junho de 2017. Por meio dessa pesquisa, obteve-se uma valiosa informação sobre o uso do transporte na cidade de São Paulo, já que dados referentes à participação dos modais de transporte nos deslocamentos diários da população geralmente são obtidos apenas na pesquisa Origem e Destino do Metrô, que possui uma frequência de realização muito baixa. Dessa forma, apesar de ser uma pesquisa de menor complexidade, quando comparada à pesquisa Origem e Destino, a pesquisa conduzida foi capaz de demonstrar, com significância estatística, como se comporta, em modos gerais, a população paulistana quanto à sua mobilidade diária. Considerando-se que a primeira pesquisa foi realizada já ao término do segundo semestre de 2017 e tendo-se em vista que as alterações de comportamento relativas à mobilidade são incrementais, sem grandes oscilações em períodos curtos, e estão vinculadas a alterações de diversos fatores – tanto estruturais quanto de resultado de políticas públicas; decidiu-se realizar a pesquisa para investigação da participação da mobilidade ativa na cidade de São Paulo com uma frequência anual, sendo a próxima prevista para dezembro de 2018.
O indicador da Meta 26 é mensurado por meio de pesquisa quantitativa realizada anualmente. A próxima pesquisa será realizada em dezembro de 2018 e os dados publicados no próximo balanço.