Projeto 58
Eixo Desenvolvimento Econômico e Gestão
São Paulo Digital
Implantação do processo eletrônico na Prefeitura de São Paulo.
Situação atual
A Prefeitura de São Paulo gera, aproximadamente, 340 mil processos administrativos por ano. A maior parte desse volume é gerada em papel, o que prejudica o meio ambiente e onera a Administração com transporte e armazenamento, ocasionando ainda a morosidade de sua tramitação. Além disso, os processos físicos oferecem pouca transparência e dificultam o controle gerencial da rotina administrativa, bem como podem ser danificados ou mesmo extraviados. Em janeiro de 2015, a Prefeitura de São Paulo implantou o SEI - Sistema Eletrônico de Informações, criado e cedido gratuitamente pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região, cuja finalidade é substituir o papel pelo ambiente eletrônico para a geração e a tramitação de processos administrativos. Desde então, já foram migrados para o sistema eletrônico mais de 100 tipos de processos. No entanto, até janeiro de 2017, somente 35% dos processos administrativos eram gerados em ambiente eletrônico. O projeto consiste na disseminação do uso do SEI (Sistema Eletrônico de Informações) na Prefeitura, garantindo que os processos administrativos passem a ser criados e tramitados de forma eletrônica, em substituição ao Simproc (Sistema Municipal de Processos), utilizado para autuar processos em papel, e que serve tão somente para controlar sua movimentação.
Resultados esperados
Até o término do ano de 2018, 100% dos processos administrativos serão criados eletronicamente no SEI. Com isso, calcula-se uma economia de R$ 4 milhões em insumos para a geração e transporte de documentos, por ano, e a redução do consumo de 16 milhões de folhas de papel, aproximadamente. Além disso, a criação dos processos no SEI permitirá reduzir o tempo médio de tramitação dos processos entre 50 e 90%, fornecendo mais celeridade às ações da Administração. Por fim, a totalidade dos processos no sistema eletrônico propiciará um aumento de transparência e de controle sobre o trabalho da gestão municipal, permitindo aos cidadãos o acompanhamento dos processos e a interação com a Prefeitura pela internet.
Orçamento total
Projeção Orçamentária (2017 - 2020)
Fontes | Investimento | Custeio | |
---|---|---|---|
Recursos próprios | R$ 2,5 milhões | R$ 13,2 milhões | |
Outros recursos | R$ 0,0 milhões | R$ 0,0 milhões | |
Total | R$ 15.700.000,00 |
Execução Orçamentária
Escolha o ano para visualizar
Nenhum registro encontrado para o período selecionado
Fontes | Investimento | Custeio | Total |
---|---|---|---|
Recursos próprios | R$ 0,000 milhões | R$ 1,451 milhões | R$ 1,451 milhões |
Outros recursos | R$ 0,000 milhões | R$ 0,000 milhões | R$ 0,000 milhões |
Total | R$ 1,451 milhões |
Nenhum registro encontrado para o período selecionado
Nenhum registro encontrado para o período selecionado
Nenhum registro encontrado para o período selecionado
Informações adicionais
Linhas de ação
- 58.2
- Capacitar 35.000 servidores públicos municipais para utilização do sistema
- 58.1
- Migrar 100% dos tipos de processos administrativos hoje autuados em papel para o sistema eletrônico
- 58.3
- Disponibilizar uma plataforma interna de controle gerencial dos processos para subsidiar a tomada de decisão pelos gestores municipais