Projeto 56

Eixo Desenvolvimento Econômico e Gestão

Descomplica SP

Implantação de unidades de atendimento presencial com “Padrão Poupatempo” em todas as regionais.

Situação atual

Atualmente, a Prefeitura conta com 32 Praças de Atendimento localizadas em cada Prefeitura Regional. No entanto, não existe um padrão de atendimento único e as filas costumam ser longas. Dos mais de 750 serviços identificados, apenas 212 serviços podem ser solicitados presencialmente nestas localidades. Este projeto consiste na implantação de 33 unidades de atendimento com Padrão Poupatempo, sendo uma unidade móvel e 32 fixas. Os conceitos que fundamentam esta iniciativa são a ideia de cidadão único e governo único e de atendimento presencial integrado ao atendimento remoto (eletrônico e telefônico)

Resultados esperados

Com a conclusão do projeto espera-se melhorar o atendimento presencial da Prefeitura de São Paulo, alcançando um “padrão Poupatempo” de atendimento. Além disso, a iniciativa permitirá uma desburocratização e simplificação do acesso e da prestação de serviços públicos, facilitando a vida do cidadão paulistano. Para além da melhoria no atendimento inicial, o projeto pretende melhorar o tempo de atendimento, de execução e de conclusão na prestação dos serviços.

Orçamento total

Projeção Orçamentária (2017 - 2020)

Fontes Investimento Custeio
Recursos próprios R$ 69,9 milhões R$ 125,3 milhões
Outros recursos R$ 2,7 milhões R$ 0,0 milhões
Total R$ 197.900.000,00

Execução Orçamentária

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Fontes Investimento Custeio Total
Recursos próprios R$ 0,000 milhões R$ 1,028 milhões R$ 1,028 milhões
Outros recursos R$ 0,000 milhões R$ 0,000 milhões R$ 0,000 milhões
Total R$ 1,028 milhões

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Informações adicionais

Em 2017, foram definidos os mais de 20 parceiros do Descomplica SP, entre órgãos municipais, estaduais e federais, garantindo a oferta de mais de 350 serviços, sendo mais de 100 deles presenciais, além dos eletrônicos e as informações. Também foi definido o local para o piloto do projeto, a Prefeitura Regional de São Miguel Paulista. A partir disso, foram realizados estudos e a reforma do espaço físico. Foram adquiridos, inclusive por meio de doações, os recursos de infraestrutura, mobiliário, tecnologia da informação, link de internet e sistema de gestão do atendimento. No total serão 64 postos de atendimento ocupando uma área de 1.200 m2.Foi definido o perfil e o quadro de pessoal que irá compor a equipe da unidade piloto, assim como foi preparado um programa de capacitação que contemple tanto o aspecto comportamental quanto o técnico. Desta forma, no primeiro semestre de 2018, será inaugurada a unidade piloto do Descomplica SP que deve acomodar a demanda reprimida não só da região de São Miguel Paulista, mas dos bairros do entorno.

Linhas de ação

56.1
Lançar um documento com a concepção e planejamento da implantação das unidades de atendimento presencial com “padrão Poupatempo”: a) Identificação e priorização dos serviços disponibilizados b) Adequação do espaço e da infraestrutura física c) Adequação e modernização dos recursos de teleinformática d) Definição do modelo de gestão das unidades de atendimento presencial e do perfil das equipes de gestão e de atendimento e) Concepção do programa de formação e capacitação das equipes (gestão e atendimento)
56.5
Realizar programa de formação e capacitação continuada para funcionários de 2.105 postos de trabalho envolvidos
56.4
Na Política de Atendimento proposta no Projeto SP156: Canal Rápido e Direto estabelecer um padrão de qualidade Poupatempo para atendimento presencial
56.3
Implantar 32 unidades de atendimento presencial com padrão Poupatempo nas regionais
56.2
Implantar 1 unidade móvel de atendimento presencial com padrão Poupatempo
56.6
Garantir que todo serviço prestado nas unidades de atendimento presencial com padrão Poupatempo conste no Guia de Serviços da Prefeitura e tenha prazos previamente estabelecidos