projeto 42

Casa da Família

Eixo Desenvolvimento Urbano E Meio Ambiente

Construção e reforma de Unidades Habitacionais para aquisição.

Situação atual

Os estudos acerca do déficit habitacional quantitativo no município de São Paulo, que demanda a construção de novas Unidades Habitacionais - UHs, indicam a necessidade de provisão de cerca de 370 mil novas UHs, parte das quais se referem à substituição de moradias que não podem ser consolidadas (ver anexo 2 do PL 6192016 - PMH).

Resultados esperados

Acesso à casa própria a 24.000 famílias por meio de construção ou reforma de Unidades Habitacionais a serem ofertadas via aquisição. A construção ou reforma de moradias é uma modalidade de provisão de habitação de interesse social muito importante face ao tamanho do déficit habitacional. Trata-se também de fomento a uma atividade econômica que exerce um papel essencial na geração de emprego e renda, pela atuação anticíclica do setor da construção civil na crise econômica. Assim, espera-se que este programa de provisão de habitação de interesse social possa contribuir para a melhoria das condições habitacionais no Município de São Paulo.

Orçamento

Recursos próprios Outros recursos
Investimento 0 0
Custeio 0 0

Linhas de ação

42.3
Produzir 4.000 Unidades Habitacionais de interesse social HIS 1 - Entidades e associações de moradia.
42.2
Produzir 2.500 Unidades Habitacionais de interesse social HIS 1 (famílias com renda até 3 salários mínimos) para atendimento da demanda aberta.
42.7
Adquirir imóveis para construção ou reforma de 10.250 Unidades Habitacionais de interesse social.
42.4
Produzir 2.500 Unidades Habitacionais de interesse social em Operações Urbanas Consorciadas.
42.5
Produzir 4.000 Unidades Habitacionais por meio de Parceria Público Privada (PPP).
42.8
Fomentar a produção de Unidades Habitacionais de interesse social HIS 1 acima da Faixa 1 do MCMV e HIS 2 (famílias com renda até 6 salários mínimos) para atendimento de demanda aberta não contemplada na linha de ação 2.
42.6
Contratar a construção ou reforma de 7.500 Unidades Habitacionais a serem concluídas após 2020.
42.1
Produzir 11.000 Unidades Habitacionais de interesse social vinculadas aos projetos de urbanização de assentamentos precários.