projeto 30

Biblioteca Viva

Eixo Desenvolvimento Humano

Transformar a biblioteca de bairro em um equipamento cultural vivo, com uma programação regular, diversificada e de qualidade, que ofereça ao público frequentador atividades culturais, visando, também, à formação do público leitor.

Situação atual

O Sistema Municipal de Bibliotecas possui 54 equipamentos distribuídos nos bairros. No entanto, atualmente, um grande número encontra-se em situação de subuso e apenas três bibliotecas ficam abertas aos domingos para usufruto da população. Essa situação contribui para que o cidadão deixe de frequentar os equipamentos, perdendo oportunidades de entrar em contato com o mundo da leitura e com manifestações artísticas.

Resultados esperados

Horários estendidos, com programação aos fins de semana, em todos os equipamentos do Sistema Municipal de Bibliotecas, ampliação nas linguagens artísticas e na quantidade de atividades culturais desenvolvidas nas bibliotecas e aumento no número de público frequentador.

Orçamento

Recursos próprios Outros recursos
Investimento 0 0
Custeio 0 0

Linhas de ação

30.1
Ampliar os horários de funcionamento das 54 bibliotecas do Sistema Municipal de Bibliotecas (SMB) e garantir que 100% delas estejam abertas aos domingos.
30.3
Treinar 100% dos funcionários de atendimento de pelo menos 40 bibliotecas.
30.4
Disponibilizar WiFi em todas as unidades.
30.5
Implementar nova estratégia expositiva do acervo para facilitar o uso do público frequentador.
30.6
Realizar mapeamento do acervo para permitir sua renovação.
30.8
Garantir que, nas prefeituras regionais onde não há biblioteca do SMB, possa ser realizada uma parceria para abertura e instalação de um “Ponto de Leitura”.
30.10
Realizar a requalificação da infraestutura das bibliotecas que necessitarem.
30.2
Aumentar a programação regular, oferecendo múltiplas linguagens artísticas no equipamento.
30.9
Criar e implementar plano estratégico de comunicação para o Programa Biblioteca Viva.
30.7
Implementar novo modelo de aquisição de acervo.