Meta 28
Eixo Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente
Reduzir em 15% (156.649 ton) a emissão de CO2 , em 50% (37 ton) a emissão de material particulado e em 40% (1.999 ton) a emissão de NOx pela frota de ônibus municipais até 2020
Variação percentual da massa de poluentes emitidos ao ano pelo total da frota de ônibus do transporte público municipal até o ano de 2020, em relação ao início de 2017, para cada um dos seus elementos (dióxido de carbono - CO2; material particulado; óxido de nitrogênio - NOx)
Projeção da meta
- 2017 - 2018
- 2019 - 2020
- CO2 = 15% (156.649 ton) Material particulado = 50% (37 ton) NOx = 40% (1.999 ton)
Informações adicionais
Ao longo do primeiro semestre de 2018, observou-se uma redução da emissão de poluentes pela frota de ônibus, em especial material particulado e óxidos de nitrogênio. Essa redução ocorreu em decorrência da renovação de 764 veículos. Esses novos veículos são equipados com motores da fase P7 do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve) do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), similar à fase Euro 5 da União Europeia. Para atender aos padrões estabelecidos na fase P7, os veículos possuem sistemas de pós-tratamento dos gases de escapamento. Com isso, antes de serem lançados à atmosfera, os gases poluentes oriundos da combustão do motor são tratados e convertidos em gases menos danosos ao meio ambiente e à saúde humana.
A presente meta marca o compromisso do município com a questão ambiental, no que se refere à emissão de poluentes, notadamente material particulado, óxidos de nitrogênio (NOx) e dióxido de carbono (CO2), pela frota de ônibus. Os ganhos comprometidos na emissão desses elementos serão alcançados por meio das metas de redução de poluentes definidas no novo edital de concessão do serviço, que se encontra disponível para consulta pública. O novo edital não define a matriz energética que cada operadora deverá utilizar, mas define metas claras e anuais, vinculadas à nova Lei Municipal de Mudanças Climáticas e que poderão ser alcançadas por meio da utilização de diferentes matrizes energéticas. Entretanto, ainda que os novos contratos de concessão do transporte público municipal ainda não estejam em vigor, algumas melhorias já foram observadas ao longo de 2017. A emissão estimada de dióxido de carbono (CO2) reduziu de 1.044.332 toneladas para 1.019.873 toneladas (-2,34%); a de material particulado reduziu de 74 toneladas para 67 toneladas (-9,63%); e a de óxidos de nitrogênio (NOx) reduziu de 4.999 toneladas para 4.597 toneladas (-8,05%). Esses valores referem-se ao mês de dezembro de 2017. Os ganhos obtidos se deram principalmente pela substituição de veículos que utilizam tecnologia EURO III para veículos que utilizam tecnologia EURO V, menos poluente, (acréscimo de 1.026 veículos com a tecnologia EURO V ao longo de 2017) e também, em menor proporção, pela redução do número de veículos da frota de 14.462 para 14.255 ônibus (redução de 1,43% em decorrência de revisão da rede).