Meta 51
Eixo Desenvolvimento Institucional
Duplicar as visualizações (34,5 milhões) do portal da Prefeitura Municipal de São Paulo e o número de seguidores nas mídias sociais (300 mil) institucionais
Número de seguidores nas mídias sociais da Prefeitura e de visualizações no Portal
Projeção da meta
- 2017 - 2018
- Portal = n1 + 50% (51.736.482 visualizações) Seguidores = 450k (Mídias sociais = n1 + 50%)
- 2019 - 2020
- Portal = n1 + 100% (68.981.976 visualizações) Seguidores = 600k (Mídias sociais = n1 + 100%)
Informações adicionais
Ainda que não tenha atingido as expectativas em relação aos indicadores da meta, a equipe da Secretaria Especial de Comunicação se empenha diariamente para a melhoria dos canais de comunicação com o munícipe, especialmente as redes sociais e páginas institucionais. Os trabalhos executados desde janeiro de 2017 foram além do site www.capital.sp.gov.br e, em seu escopo, foram adicionadas as páginas institucionais das secretarias municipais e Prefeituras Regionais. Já foi possível melhorá-las tecnologicamente, tornando os sites das secretarias responsivos e acessíveis. Também foram reestruturados os servidores de hospedagem, o que proporcionou redução de custos sem perda de qualidade dos sites. Quanto às ações não iniciadas, informamos que as constantes nas linhas de ação 68.1 e 68.2 aguardam a internalização do portal da Prefeitura, que passará a ser tecnologicamente gerenciado pela própria equipe de Comunicação. Isso deixará o processo mais ágil e mais econômico, além de tornar mais fácil a aplicação das sugestões recolhidas no projeto de um novo site, já em andamento. Referente ao Plano de Comunicação, linha de ação 68.3, modificações de pessoal e de gestão congelaram a atividade, que está sob avaliação da alta administração e da equipe técnica. * Errata: foram alterados os números referentes à linha de ação 68.5 do ano de 2017. Os números anteriormente divulgados subiram ao sistema sem contabilizar o valor acumulado, somente o mês a mês, o que levou a um descompasso metodológico da composição do indicador. Os valores encontram-se corrigidos e computados de forma acumulada de janeiro a dezembro.
A equipe de tecnologia da Secretaria Especial de Comunicação trabalhou ao longo de 2017, em conjunto com uma equipe intersecretarial, para modernizar os templates das páginas das secretarias. Com as mudanças, todos os sites das pastas estão responsivos nos dispositivos móveis. Também foi criado e divulgado o Manual de Boas Práticas para os publicadores de conteúdo.Como parte da reformulação, já foi possível reduzir dois servidores de hospedagem dos sites, o que provocou a redução de cerca de R$ 100 mil ao ano em custos. Atualmente, está em desenvolvimento a reformulação do Portal da Prefeitura, com migração para uma nova plataforma e maior integração com os portais das secretarias, o que deve modernizar o site prefeitura.sp.gov.br e consequentemente impactar no número de visualizações.Os sites das secretarias e Prefeituras regionais serão reformulados ainda mais, após essa primeira mudança de template, e terão como principais benefícios: mudança de plataforma; layouts customizados; mudanças na arquitetura da informação; nova plataforma de atendimento; fórum de discussão sobre os sites, comunicação, design, etc. Os sites estão sendo pensados e elaborados de acordo com os anseios e necessidades do cidadão, priorizando: informações claras e objetivas; ampla integração com redes sociais; equilíbrio de informações entre notícias e serviços ao cidadão.Já em relação às redes sociais, inicialmente, a estratégia utilizada era divulgar ao máximo as notícias e informações publicadas no site da Prefeitura em conjunto com um link. O foco era o Facebook por possibilitar uma maior interação com os usuários e por ser a rede social mais utilizada. Após uma análise, a estratégia foi redefinida no segundo semestre. A equipe de redes sociais da SECOM voltou a utilizar o Twitter como ferramenta para divulgar os serviços que a Prefeitura disponibiliza aos munícipes. A comunicação no Facebook também passou a priorizar os serviços aos cidadãos. A base de seguidores desta última rede social aumentou em cerca de 40 mil em 2017.O edital de comunicação digital está pronto e em análise pelo Tribunal de Contas do Município (TCM). Ele permitirá a contratação de uma empresa de comunicação digital para planejamento, produção de conteúdo e moderação dos canais digitais da Prefeitura de São Paulo, refletindo assim na qualidade da divulgação dos serviços e programas do governo municipal.