Meta 11
Eixo Desenvolvimento Social
Ampliar em 20% a taxa de atividade física na cidade de São Paulo
O indicador utiliza os resultados da pesquisa VIGITEL: Atividade física no tempo livre, que implica no percentual de adultos que praticam atividades físicas no tempo livre, equivalentes a pelo menos 150 minutos de atividade de intensidade moderada por semana ou atividades de intensidade vigorosa por pelo menos 75 minutos semanais.
Projeção da meta
- 2017 - 2018
- 10% (VIGITEL: 35%) +10% no biênio
- 2019 - 2020
- 20% (VIGITEL: 38,88%) +10% no biênio
Informações adicionais
A meta a ser atingida pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer é a de ampliar em 20% a taxa de atividade física na cidade de São Paulo. O Vigitel é uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde e analisa anualmente o nível de atividade física por meio de 4 indicadores: no tempo livre, no deslocamento, prática insuficiente de atividade física e fisicamente inativos. Para mensuração do cumprimento desta meta o indicador escolhido foi de atividade física no tempo livre, no qual São Paulo figura na pior colocação entre as capitais brasileiras. As ligações para a edição do Vigitel 2017 foram iniciadas no dia 26 de janeiro e serão encerradas em dezembro de 2017. A divulgação dos resultados está prevista para maio/junho de 2018. A proposta é um aumento gradual dessa taxa ao longo dos próximos anos. Como a apuração do indicador depende do fechamento da pesquisa, ainda não existem resultados numéricos a serem analisados.
O Projeto Estratégico São Paulo Cidade Ativa é composto por 12 linhas de ação. Ele começou a ser implementado em 2017 e passa, atualmente, por alguns ajustes de execução. Nesse sentido, a taxa de atividade física em São Paulo para 2017 não reflete ainda o progresso do Projeto em 2018. A taxa de atividade física no tempo livre na cidade ficou em 29,9% em 2017, abaixo do registrado para 2016 (32,4%) e também do previsto no âmbito do planejamento do Programa de Metas para o biênio 2017-2018 (35%). Esse indicador é elaborado por meio da pesquisa Vigitel, realizada anualmente pelo Ministério da Saúde com o objetivo de monitorar fatores de risco e proteção para doenças crônicas, e seus resultados dizem respeito sempre ao ano anterior ao da divulgação. Feitas estas ressalvas, destaca-se que a SEME está empenhada em cada vez mais aperfeiçoar suas ações, tanto no âmbito do Programa de Metas, quanto em suas atividades já implementadas, sempre levando em consideração estratégias para aumentar a taxa de atividade física. Entende-se que uma meta de impacto como essa exige naturalmente um período maior de maturação, para refletir de fato os esforços da Administração. Assim, a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer está focada na continuidade do seu projeto estratégico, considerando ajustes e ampliações das ações desenvolvidas.