Meta 17
Eixo Desenvolvimento Humano
100% (46) dos CEUs transformados em polos de inovação em tecnologias educacionais e práticas pedagógicas
Número de CEUs transformados em polos de inovação em tecnologias educacionais e práticas pedagógicas.
Projeção da meta
- 2017 - 2018
- 12 +12 no biênio
- 2019 - 2020
- 46 +34 no biênio
Informações adicionais
No primeiro semestre de 2018, os CEUs Feitiço da Vila e Capão Redondo tiveram seus laboratórios renovados por meio de projetos piloto provenientes de doação. Além disso, foi realizada a distribuição de mais 16 mil notebooks para uso pedagógico e administrativo a todas as unidades de rede municipa e a Secretaria também registrou o preço de impressoras 3D e está conduzindo processo licitatório para a aquisição de tablets. Os Professores Orientadores de Informática Educativa (POIEs) passaram novas formações para a adoção de práticas pedagógicas que levam em consideração a autonomia, a prototipagem, o trabalho com resolução de problemas e a aprendizagem colaborativa - conceitos alinhados ao recente Movimento Maker e práticas pedagógicas mais atuais.
Ao longo do ano de 2017 foram estruturadas as bases para a implementação do projeto. Três Centros de Educação Unificados (CEUs) foram objeto de pilotos para sua transformação em polos de inovação em teconologias educacionais e práticas pedagógicas: os CEUs Pera Marmelo, Feitiço da Vila e Capão Redondo. O CEU Pera Marmelo já está com o laboratório renovado, os CEUs Feitiço da Vila e Capão Redondo estão com projetos em andamento, cuja entrega está prevista para o início de 2018. Esses pilotos servirão de prova de conceito referente à infraestrutura e ao pedagógico, para a ampliação do projeto às demais unidades educacionais. A especificação e aquisição de insumos para esses laboratórios foi iniciada em 2017, sendo que os notebooks já serão distribuídos em 2018. Além disso, formações foram realizadas com objetivo de fortalecer práticas pedagógicas que levam em consideração a autonomia, a prototipagem, o trabalho com resolução de problemas e a aprendizagem colaborativa.