projeto 36

Trânsito Seguro

Eixo Desenvolvimento Urbano E Meio Ambiente

Conjunto de programas e ações voltadas para a segurança do trânsito na cidade de São Paulo.

Situação atual

O índice de mortes no trânsito, na cidade de São Paulo, encontra-se com valor de 7,07/100 mil habitantes ao ano (dados consolidados de 2016), sendo 2,84 para pedestres; 1,40 para motoristas e passageiros; 2,60 para motociclistas e 0,25 para ciclistas (totalizando 7,07), em dados consolidados de 2016. Adicionalmente a esse dado, 30% dos veículos da cidade têm autuações (o que representa um número de 12.780.168 autuações), sendo que 25% desse total têm mais de três multas.

Resultados esperados

Redução da ocorrência de acidentes de trânsito na cidade por meio dos programas de educação no trânsito e do Programa Condutor Legal - programa de incentivo ao respeito às normas de trânsito (existe uma alta correlação entre número de infrações de trânsito e ocorrência de acidentes), de forma a se alcançar uma convivência harmônica entre os usuários dos diferentes modais de transporte.

Orçamento

Recursos próprios Outros recursos
Investimento 0 0
Custeio 0 0

Linhas de ação

36.5
Implantar interface entre Companhia de Engenharia de Tráfego e Secretaria Municipal de Saúde (pelo Serviço de Atendimento Médico de Urgência - Samu), que permita o fornecimento de dados relativos à ocorrência de acidentes de trânsito no município de São Paulo.
36.3
Implementar novas ações de Educação no Trânsito para pedestres, ciclistas e condutores.
36.2
Implementar novas ações de Educação no Trânsito para público escolar.
36.1
Implementar um programa que visa a incentivar os condutores registrados no município de São Paulo a respeitarem as normas de trânsito por meio de premiação daqueles que não forem autuados pelo período mínimo de um ano - Programa Condutor Legal.
36.4
Implementar o Programa Viagem Segura: voltado para ações de Segurança e Atendimento, visa a atualizar e reciclar os operadores do sistema de transporte público (Motoristas, Cobradores e Fiscais), aumentado suas competências para o efetivo papel que devem desenvolver no exercício de sua profissão.