Projeto 67

Eixo Desenvolvimento Institucional

São Paulo Íntegra e Transparente

Implementação de atividades vinculadas aos indicadores de integridade e economia contratual.

Situação atual

A Controladoria Geral do Município de São Paulo, desempenhando a função de controle interno da gestão pública municipal, identificou diversas práticas que levam a maior ou menor vulnerabilidade institucional. A partir dessas práticas foi elaborado um índice capaz de medir a integridade dos órgãos da Administração Pública Direta e das pessoas jurídicas de direito público do Município de São Paulo. O Índice de Integridade da Prefeitura, em janeiro de 2017, foi 5,29, numa escala de 0 a 10. Esse é constituído por nove indicadores que demonstram o grau de integridade pública que se encontra a Prefeitura de São Paulo: presença de programa de integridade; nível de transparência passiva e ativa; tempo/ demora no atendimento às reclamações; atendimento das recomendações de auditorias; existência de unidade de controle interno; proporção de contratos emergenciais por contratos totais; proporção de cargos comissionados puros por cargos totais; e proporção de pregões eletrônicos por pregões totais.

Resultados esperados

Aumentar em 50% o índice de integridade da PMSP, a resultar na redução de vulnerabilidades institucionais que podem levar a prejuízos na prestação do serviços públicos, improbidades administrativas, conflitos de interesse e estimular a inovação nos órgão da Administração Pública Direta e Indireta do município de São Paulo para o aumento da integridade pública.

Orçamento total

Projeção Orçamentária (2017 - 2020)

Fontes Investimento Custeio
Recursos próprios R$ 0,7 milhões R$ 0,5 milhões
Outros recursos R$ 0,0 milhões R$ 0,0 milhões
Total R$ 1.200.000,00

Execução Orçamentária

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Fontes Investimento Custeio Total
Recursos próprios R$ 0,000 milhões R$ 0,000 milhões R$ 0,000 milhões
Outros recursos R$ 0,000 milhões R$ 0,000 milhões R$ 0,000 milhões
Total R$ 0,000 milhões

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Informações adicionais

No primeiro semestre de 2017, foi realizado o 1º Programa de Integridade na Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente (linha de ação 67.1). No segundo semestre, outras 5 secretarias e 3 Prefeituras Regionais encaminharam o Termo de Adesão à iniciativa.Ao final do processo, 4 foram escolhidas para a realização do Programa em 2018: Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), Secretaria Municipal de Gestão (SMG), Secretaria Municipal das Prefeituras Regionais (SMPR) e Prefeitura Regional da Vila Maria/Vila Guilherme.Durante o ano, foram realizadas 13 atividades de formação sobre o Sistema de Transparência Passiva (linha de ação 67.2), com um total de 266 participantes. O sistema de monitoramento de obras (linha de ação 67.3), cujo resultado final está previsto para o 2º semestre de 2020, encontra-se em planejamento. Para o ano de 2018, objetiva-se a criação de Grupos de Trabalhos que envolvam os diferentes órgãos/entidades que mantenham dados relacionados às obras públicas e privadas para levantamento dos dados possíveis de integração.No último trimestre de 2017, foi elaborada uma minuta de Decreto para a regulamentação da unidade geral e das setoriais de controle interno no âmbito da Administração Direta Municipal (linha de ação 67.5). Tais unidades setoriais podem envolver: Coordenadorias de Controle Internos, Unidades de Controle Interno vinculadas diretamente ao Gabinete do Secretário ou Prefeito Regional ou vinculadas às respectivas Assessorias Técnicas. A concretização desta linha de ação levará ao início da formação dos servidores que atuarão nessas unidades (linha de ação 67.4).Foi implementado um Projeto Piloto de Ouvidoria Setorial na Prefeitura Regional do Butantã (linha de ação 67.6) no último mês de setembro.A Portaria para regulamentar as ouvidorias setoriais (linha de ação 67.7) foi elaborada pela Ouvidoria Geral do Município no final de 2017 e está em fase de análise técnica e jurídica pela Controladoria Geral do Município e a Secretaria Municipal de Justiça.

Linhas de ação

67.1
Desenvolver 12 Programas de Integridade: programa criado para diagnosticar vulnerabilidades, mapear processos, sugerir melhorias e a criação de indicadores, fortalecendo, assim, a gestão, as transparências ativa e passiva e a prevenção e combate à corrupção.
67.3
Implementar sistema de monitoramento de obras (públicas e privadas) na cidade que permita o acompanhamento e interação dos cidadãos no exercício do controle social, por meio de um sistema de reconhecimento de dados e informações.
67.5
Regulamentar as Unidades de Controle Interno
67.6
Desenvolver as Ouvidorias Setoriais integrada a Ouvidoria Geral em todos os órgãos da Administração por meio da formação de no mínimo 83 servidores que atuam como Pontos focais das demandas de ouvidoria.
67.4
Formar, no mínimo, 162 servidores, sendo 03 de cada órgão da Administração Direta Municipal, para desenvolvimento das Coordenadorias de Controle Interno locais, em comunicação permanente com a CGM.
67.7
Regulamentar as Ouvidorias Setoriais
67.2
Formar no mínimo 300 servidores que operam o sistema de transparência passiva (SIC).