Projeto 60

Eixo Desenvolvimento Econômico e Gestão Desenvolvimento Institucional

São Paulo Cidade do Mundo

A ação internacional da cidade de São Paulo com vistas ao aumento de investimentos e de cooperações internacionais que possam trazer desenvolvimento econômico, social e humano para a cidade de São Paulo.

Situação atual

Pela sua dimensão, perfil e volume de recursos, São Paulo é caracterizada como o maior centro comercial, industrial e financeiro do país. Sua expressividade proporciona um vasto rol de oportunidades de atração de eventos, parcerias e cooperações internacionais. No entanto, a ação internacional do município de São Paulo não era diretamente voltada para o aumento de investimentos internacionais na cidade, havendo espaço para crescimento nesse aspecto. Outra situação encontrada é que a elevada quantidade de marcas relacionadas à cidade de São Paulo e a falta de padronização da comunicação geram confusão em diversos públicos. A criação de uma marca potencializaria a atração de investimentos e turistas para a cidade, assim como o desenvolvimento do senso de pertencimento dos cidadãos.

Resultados esperados

Melhorar o posicionamento da cidade no plano nacional e internacional. Atrair investimentos que resultem na geração de trabalho e renda. Aumentar o número de cooperações internacionais para o desenvolvimento econômico, urbano, social e humano da cidade. Elevar o sentimento de pertencimento e engajamento dos residentes em relação à cidade de São Paulo. Atrair mais turistas para a cidade.

Orçamento total

Projeção Orçamentária (2017 - 2020)

Fontes Investimento Custeio
Recursos próprios R$ 0,3 milhões R$ 5,8 milhões
Outros recursos R$ 1,0 milhões R$ 1,1 milhões
Total R$ 8.200.000,00

Execução Orçamentária

Escolha o ano para visualizar

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Fontes Investimento Custeio Total
Recursos próprios R$ 0,000 milhões R$ 0,312 milhões R$ 0,312 milhões
Outros recursos R$ 0,000 milhões R$ 0,937 milhões R$ 0,937 milhões
Total R$ 1,249 milhões

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Informações adicionais

As missões internacionais realizadas pela Prefeitura de São Paulo em 2017 resultaram em ações de cooperação, que visam o intercâmbio de experiências e parcerias para as políticas públicas locais. Dentre elas, destacam-se: a captação de doações (na China) de câmeras e drones para o programa de monitoramento e segurança da capital, o “City Câmeras”, integrante do programa Cidade Segura”; a restauração da fachada do Theatro Municipal (parceria entre a Prefeitura de São Paulo , o Consulado-Geral de Portugal em São Paulo e a Comunidade Empresarial Portuguesa na cidade) e o projeto Italia Per San Paulo.Este último foi idealizado pelo Consulado Geral da Itália em São Paulo e pela ITA – Italian Trade Agency em parceria com a Prefeitura de São Paulo e conta com o patrocínio de um grupo de vinte e quatro empresas italianas e de representantes da comunidade ítalo-brasileira de São Paulo. O projeto Italia Per San Paulo trata da restauração e revitalização de três icônicas praças da cidade: Imigrante Italiano, Cidade de Milão e Ramos de Azevedo.A fim de reposicionar a maior cidade do Brasil perante o empresariado nacional e internacional, a Prefeitura de São Paulo está à frente da ação de desenvolvimento da nova marca da cidade. Os encontros promovidos pela Secretaria Municipal de Relações Internacionais com representantes de diversos países e setores econômicos, aliados a viagens internacionais já realizadas e em planejamento, demonstram o quanto a Prefeitura se empenha na criação de um ambiente propício para os negócios e na promoção da cidade como centro de investimentos, eventos e destino turístico de referência global.

Linhas de ação

60.3
Realizar pelo menos 20 missões ao exterior ao ano, com objetivo de promover o intercâmbio técnico, comercial e captação de recursos internacionais para a cidade de São Paulo.
60.2
Elaborar manual de procedimentos e legislações para empresas internacionais se instalarem na cidade de São Paulo.
60.6
Realizar pelo menos 48 ações de cooperação internacional até 2020 visando parcerias para as políticas públicas locais (intercambio de conhecimento, formação de servidores).
60.8
Realizar ações de promoção local, nacional e internacional em pelo menos 40 cidades estratégicas (ações em redes de cidades, câmaras de comércio, atividades bilaterais e ações de comunicação que promovam a cidade).
60.4
Realizar pelo menos 96 ações de projeção da cidade de São Paulo internacionalmente em cidades estratégicas, até 2020 (ações em redes de cidades, de comunicação internacional, câmaras de comércio e atividades bilaterais que promovam a cidade).
60.7
Desenvolver a nova marca da cidade de São Paulo junto com a sociedade civil, os empresários locais e as instituições culturais.
60.5
Realizar pelo menos 2 eventos internacionais coordenados pela Prefeitura de São Paulo até 2020.
60.9
Licenciar o uso da marca.
60.1
Mapear de forma regionalizada as demandas de atração de investimentos internacionais para aumento de arrecadação municipal, economia de gastos dos cofres públicos e geração de trabalho e renda