projeto 39

Mobilidade Inteligente

Eixo Desenvolvimento Urbano E Meio Ambiente

Conjunto de ações voltadas ao desenvolvimento colaborativo e implementação de ferramentas de mensuração, avaliação e monitoramento dos serviços de transporte e da mobilidade na cidade, e de apoio ao desenvolvimento de tecnologias relacionadas à mobilidade.

Situação atual

São Paulo tem aproximadamente 68 milhões de metros quadrados de calçadas, com potencial de exercer papel fundamental na mobilidade ativa da cidade. No entanto, as condições de grande parte das calçadas da cidade, foco importante de insatisfação dos cidadãos, não colaboram com a realização desse potencial. O mapeamento de rotas de calçadas estratégicas para a mobilidade ativa e sua requalificação com base no conceito de passeio público, com características que permitam a integração entre diversos públicos e acessibilidade na cidade, devem ser vistos como ações fundamentais para melhorar a mobilidade urbana em São Paulo.

Resultados esperados

Melhoria das condições de segurança e conforto dos passeios públicos, criando estímulos para que o cidadão opte pela mobilidade ativa (em detrimento da motorizada) em rotas estratégicas da cidade.

Orçamento

Recursos próprios Outros recursos
Investimento 0 0
Custeio 0 0

Linhas de ação

39.1
Mutirão Mário Covas - Requalificar 200.000m² de passeios públicos em rotas estratégicas através de mutirões.
39.2
Calçada Nova - Requalificar 50.000m² de passeios públicos de responsabilidade da Prefeitura (calçadas próprias) na região central.
39.3
Mapeamento das rotas estratégicas de intervenção com base nos Planos Regionais das Prefeituras Regionais e definição da Programação das intervenções para o período 2017-2020.