projeto 15

Espaços Vida

Eixo Desenvolvimento Social

Qualificação do atendimento para a população em situação de rua, visando sua autonomia.

Situação atual

O atendimento à população em situação de rua, do modo como é ofertado atualmente, possui diversos problemas. Os Centros de Acolhida existentes hoje têm estrutura precaríssima; não aceitam animais; não tem espaço para carroças e nem lugar seguro para guarda de pertences; não proporcionam privacidade, nem um padrão mínimo de conforto, e oferecem poucas vagas para acolhimento conjunto de casais e famílias. O modelo de acolhimento e de convivência não favorece a construção de autonomia, o efetivo acesso a direitos, o desenvolvimento pessoal e a geração de renda. Há espaço para melhorias na gestão das parceiras, no controle da qualidade dos serviços, no gerenciamento dos Planos Individuais de Atendimento e no fortalecimento do caráter sistêmico e encadeado das ações para este público.

Resultados esperados

Construir alternativas para a população em situação de rua com base no respeito à integridade e dignidade e focadas na constru- ção de sua autonomia, para a superação total ou parcial da condição de vulnerabilidade de forma sustentável.

Orçamento

Recursos próprios Outros recursos
Investimento 0 0
Custeio 0 0

Linhas de ação

15.1
Implantar quatro Espaços Vida, que contarão com acessibilidade e eficiência energética.
15.2
Melhorar a infraestrutura dos demais Centros de Acolhida para adequação a padrão de qualidade considerando, dentre outras, melhorias de acessibilidade, ambiência e eficiência energética.
15.4
Avaliar todas as unidades de acolhimento para a população de rua conforme indicadores desenvolvidos.
15.5
Disponibilizar capacitação profissional em todos os Espaços Vida.
15.7
Criar 9 Centros Temporários de Acolhimentos (CTA).
15.6
Garantir que todas as pessoas em situação de rua com perfil condizente com o serviço de tipo República encaminhadas pela rede de referência sejam acolhidas nesta modalidade.
15.3
Criar e publicar indicadores de qualidade e efetividade do Acolhimento à População em situação de rua.