projeto 37

Ciclomobilidade

Eixo Desenvolvimento Urbano E Meio Ambiente

Conjunto de programas e ações voltadas para o estímulo à mobilidade ativa por bicicletas na cidade de São Paulo.

Situação atual

O MobiLab - Laboratório de Mobilidade Urbana e Protocolos Abertos - é uma criação da Prefeitura de São Paulo, a partir das Marchas de Junho de 2013, da demanda por transparência e da hackatona que as sucedeu. Foi criado almejando introduzir inovação e mudar o relacionamento da administração pública com a tecnologia e com eventuais colaboradores. Sua criação veio principalmente para melhorar a transparência e a qualidade de utilização dos dados brutos produzidos pela Secretaria de Municipal de Mobilidade e Transportes, Companhia de Engenharia de Tráfego e São Paulo Transporte. No momento, existe a necessidade de se promoverem mudanças nos procedimentos de seleção das start ups para programas de residência no MobiLab – hoje já há start ups envolvidas nesse programa de residência, que foram selecionadas em procedimentos conjuntos da SMT com a SPNegócios. Também se faz necessário o fortalecimento da política de mentoria desses negócios, facilitando a vazão de seus produtos para o mercado e tornando-os acessíveis e úteis aos usuários (momento em que pode se perfazer sua contribuição para a mobilidade da cidade) ou possibilitando a confecção sob medida de soluções para a própria SMT, as empresas a ela vinculadas e outras Secretarias ou empresas que desenvolvam ações relacionadas a mobilidade e transportes (o que tem potencial para diretamente influenciar positivamente a atuação da Prefeitura nesse campo).

Resultados esperados

Facilitação do processo de planejamento das políticas públicas na área da mobilidade ativa e cumprimento de meta do PlanMob (2015) em decorrência da condução da pesquisa anual. Estabelecimento de um contato mais próximo com os usuários e profissionais do transporte público municipal, o que poderá nortear as intervenções do Poder Público. Produção de tecnologia na área de mobilidade e transportes.

Orçamento

Recursos próprios Outros recursos
Investimento 0 0
Custeio 0 0

Linhas de ação

37.2
Desenvolver e implementar ferramenta tecnológica para dispositivos móveis para provimento de informações e avaliação em tempo real, pelos usuários, de aspectos do transporte público municipal.
37.3
Desenvolver e implementar ferramenta tecnológica para dispositivos móveis para avaliação consecutiva, pelos condutores, das condições do trajeto percorrido e de elementos da operação no transporte público municipal.
37.1
Realizar 4 pesquisas sobre mobilidade ativa, conforme previsto no Plano de Mobilidade de São Paulo - PlanMob (2015) e com participação das Câmaras Temáticas do Conselho Municipal de Trânsito e Transporte relacionadas.
37.4
Conduzir programa de residência de 70 projetos de tecnologia na área de transportes, mobilidade e segurança no trânsito.